Quão ativos devemos ser na busca pela alegria?

Pergunte ao Pastor John Piper #20

Pastor John, quanto da alegria em Deus é algo que o cristão decide cultivar — e até que ponto ela é simplesmente um dom que Deus concede? E como você equilibra essa distinção entre desejar a alegria e receber a alegria como um dom de Deus?

Acho que erramos em ambos os lados desta cerca. Ou seja, nos tornamos pessoas de força de vontade e nos tornamos pessoas passivas e expectantes. Certamente que a verdadeira alegria não pode ser imediatamente produzida pela força de vontade. Em outras palavras, se você está se sentindo mal, não pode dizer: “Está tudo bem. Vou decidir ser feliz” e se tornar imediatamente feliz. Isto não acontece.

Porém, a partir disso, algumas pessoas concluem que você nunca deve tentar desejar alegria, mas isso [também] não é verdade. Você deve fazer o que estiver ao seu alcance para se colocar no caminho da alegria. Penso que, quando Paulo diz: “Quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:8), ele está se referindo a tomar atitudes para se colocar no caminho da atuação do Espírito e orar por alegria.

“Perceba o quão imponente você é para garantir sua própria alegria espiritual. Então, faça tudo o que puder para buscá-la.”

Quando o salmista diz: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18), e ora: “Sacia-nos de manhã com a tua bondade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias” (Salmo 90:14), claramente ele anseia por algo que não está acontecendo agora. Ele não vê as coisas maravilhosas na palavra de Deus. Por isso, está pedindo que Deus o mostre. Ele não sente satisfação, então está pedindo a Deus que o dê. E, nesse sentido, ele deseja buscar a satisfação.

Portanto, há coisas notáveis que você pode fazer com seu cérebro para rejeitar coisas que são autodestrutivas e colocar coisas que produzem alegria. Mas, no fim, a alegria é um Dom. É um fruto do Espírito Santo. Quero encorajar todos a perceberem quão impotentes nós somos para ter a verdadeira alegria espiritual e, assim, esperar que seja uma obra espontânea do Espírito. Este é um lado. E vou encorajar todos a fazer tudo o que puderem, usando os meios de graça, a fim de despertar, acender, acelerar e buscar essa alegria.

Créditos

Tradução: Tayllon Carvalho

Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.

PS: Caso você também deseje nos ajudar em algum dos nossos projetos (Blog, Youtube, Podcast, Editora, financeiramente, incentivando-nos), entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM.

Para mais episódios do Pergunte ao Pastor John Piper, acesse: Episódios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *