
Todos os meus filhos adultos têm câmeras com três lentes integradas em seus celulares. As múltiplas lentes permitem que eles deem zoom nos rostinhos adoráveis dos nossos netos, obtenham uma visão grande-angular de um pôr do sol no oceano e capturem imagens melhores em condições de pouca luz. O trabalho combinado dessas lentes melhora a qualidade da foto e resulta em imagens mais nítidas.
Da mesma forma, focar em nossa identidade cristã através de três lentes — santo, pecador e sofredor — nos dá uma imagem mais clara e abrangente de quem somos.
Você é Santo
Sua primeira e principal identidade como cristão está firmemente enraizada em sua união com Cristo. Todos os outros marcadores de identidade são secundários.
Como diz Mike Emlet,
A luta contínua com o sofrimento ou com o pecado deve ser compreendida neste contexto básico de nossa nova identidade como filhos do Deus vivo. Somos santos que sofrem. Somos santos que pecam. Mas, ainda assim, somos santos em nosso âmago.
Em Cristo, você está diante de Deus como um santo. A santificação é o processo pelo qual você aprende a praticar essa nova posição.
Sua primeira e principal identidade como cristão está firmemente enraizada em sua união com Cristo.
Por exemplo, quando Paulo escreve aos crentes em Corinto, ele dirige sua carta “aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2). Apesar da diferença entre a posição santa dos coríntios e suas práticas impuras, Paulo lhes assegura que são “chamados para ser santos”. Isso é verdade para todo cristão desde o momento da conversão.
Mas, assim como os crentes de Corinto, nem sempre nos portamos como santos. O desafio diante de nós é colocar em prática nossa posição em Cristo—ser quem já somos diante de Deus.
É emocionante ver a si mesmo através da lente de sua posição exaltada como um santo. Porém, se você usar apenas essa lente, poderá começar a pensar que é mais forte do que realmente é — até mesmo invencível. Quando você se lembra de que é um lutador na estrada para a santidade, não vai menosprezar aqueles que estão enredados pelo pecado, nem vai esquecer o alerta de “que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado” (Gálatas 6:1).
Você é um Pecador
Como santo, você é separado por Deus, diante de Deus e para Deus. Mas aprender a praticar sua nova posição em Cristo é um processo para toda a vida, porque você é um pecador redimido — um santo que ainda peca.
Na conversão, nós nos afastamos do pecado e nos voltamos para Cristo. Esta mudança é a base de um estilo de vida de arrependimento e fé contínuos. O arrependimento bíblico é uma decisão contínua de abandonar a nossa escravidão ao pecado e viver como “escravos da justiça” (Rm 6:18 NVI).
A fé salvífica não confia em Cristo apenas para a salvação futura e então o despreza aqui e agora. Em vez disso, devemos continuar a nos apegar à sua pessoa e obra, não vivendo “segundo a carne” (Rm 8:12), mas segundo “a vontade de Deus” (1 Pe 4:2).
A lente do pecador é útil para revelar nossa necessidade contínua de arrependimento. Mas se você olhar para si mesmo apenas através dessa lente, provavelmente se sentirá derrotado na sua luta diária contra a tentação. Voce pode perder de vista a realidade de que, em Cristo, voce foi ressuscitado junto com Aquele que ja venceu o pecado, a morte e o Diabo. Jesus quebrou as correntes de Satanás e te libertou dos grilhões do pecado quando entregou sua vida por você. Nele, você é um santo que anda em novidade de vida no poder do Espírito (Rm 6:4; Cl 3:1–10).
Você é um Sofredor
O sofrimento é uma das principais ferramentas que Deus usa para operar a santificação dos crentes. Em nosso sofrimento, aprendemos a apreciar a presença amorosa e o cuidado de Deus em cada parte de nossas vidas.
“O sofrimento é uma das principais ferramentas que Deus usa para operar a santificação dos crentes.”
O sofrimento é, em última análise, um dom de Deus, cujo amor por nós em Cristo é profundo e cuja intenção é nos abençoar mesmo quando experimentamos dor. Esta foi a conclusão de Paulo em 2 Coríntios 12. Três vezes, ele implorou ao Senhor para tirar a sua aflição. Mas, em vez de remover o espinho, Jesus respondeu: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (v. 9). Em suma, Jesus disse: “Não, Paulo, não vou tirar isso de você”.
Deus sabia da tentação de Paulo de se exaltar. Assim, o Senhor amoroso embrulhou um espinho, colocou nele o nome e o endereço de Paulo e mandou que Satanás o entregasse. Este relato nos mostra que nenhum sofrimento entra em nossas vidas à parte do plano de Deus de nos santificar e nos refazer à imagem de seu Filho.
Pode parecer difícil de escapar da lente do “sofredor”. Ainda assim, se você pensar em si mesmo apenas como um sofredor, pode acabar sucumbindo ao poder paralisante do vitimismo, vendo-se como um peão passivo no tabuleiro de xadrez da vida. Ao enxergar juntamente com outras lentes, você pode se ver como um pecador-santo que enfrenta o sofrimento com adoração, responde ativamente à soberania bondosa de Deus com a confiança de que Ele está realizando seus sábios propósitos para seu bem e Sua glória.
Como a Lente tríplice nos Ajuda
Em Cristo, você é um santo trilhando a Estrada da Santificação. Ao longo do caminho, você está tentado a voltar aos prazeres do pecado e encontrará a dor do sofrimento. Porém, através desses desafios, Deus está realizando o seu bom propósito.
Qual é o seu bom propósito? Deus quer nos santificar, refazer todos os crentes à imagem de seu Filho (Romanos 8:29; Colossenses 3:10). 2 Coríntios 3:18 nos diz que aquilo em que nos concentramos — quem ou o que contemplamos — é a chave para o nosso crescimento espiritual. À medida que nos concentramos no Senhor Jesus, nos conhecemos melhor e somos progressivamente transformados em sua imagem “de glória em glória”.
Contemplar Cristo ajuda nossas lentes espirituais a se alinharem com nossa tríplice identidade bíblica . Quando tiramos uma “selfie” bíblica, crescemos na certeza de quem somos diante de Deus, somos fortalecidos na batalha contra o pecado que habita em nós e nos tornamos firmes em meio ao sofrimento. Quando mergulhamos na Palavra viva e poderosa de Deus, nossa avaliação de nós mesmos, nosso pecado e nossas circunstâncias se alinham com a perspectiva abrangente de Deus.
Créditos
Autor: Paul Tautges
Tradução: Tayllon Carvalho
Publicado em Inglês no site The Gospel Coalition. Traduzido e publicado com autorização.
PS: Caso você também deseje nos ajudar em algum dos nossos projetos (Blog, Youtube, Podcast, Editora, financeiramente, incentivando-nos), entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM.
Para mais artigos do TGC, acesse: The Gospel Coalition