Um pastor triste pode pregar sobre alegria em Deus?

Um pastor triste pode pregar sobre alegria em Deus?
Pergunte ao Pastor John Piper #28

No episódio 27, falamos sobre pastorear durante períodos de sequidão. Pastor John Piper, como você lidou com as estações que não sentia alegria em Deus e, apesar disso, se preparava para subir ao púlpito e pregar ao seu povo sobre a alegria em Deus? Você já sentiu a necessidade de revelar sua condição pessoal nesses sermões? Ou apenas pregou com confiança, sabendo que esta é a Palavra de Deus sempre relevante? Como você se aproximou do púlpito nesses períodos?

Seja Verdadeiro com seu rebanho

O princípio que eu usaria é: seja verdadeiro com seu rebanho. Não finja. Nunca. Eles verão isso muito rapidamente, e sua própria consciência o condenará.

“Se você está pregando sobre alegria em Deus, mas não a sente: seja verdadeiro com o seu rebanho. Nunca finja.”

Isso não significa que você sempre precisa dizer todas as coisas difíceis com as quais lidou durante a semana. Apenas que: “Havia um texto selecionado para hoje, mas não consegui prepará-lo”. Ou: “Este texto está selecionado para hoje. Eu quero que saibam que eu não sinto a plenitude deste texto, mas eu vou lhes falar o que este texto diz, e podemos orar uns pelos outros a este respeito”. Pode dizer coisas assim.

Mas minha experiência é simplesmente surpreendente, Tony. Em toda a depressão, desânimo e cegueira que senti ao longo dos anos, o Senhor sempre me ergueu o suficiente para que, ao me preparar para o domingo, eu amasse o que estava prestes a dizer. É simplesmente estarrecedor.

Eu costumava tirar as quintas-feiras de folga e alguns desses dias eram os mais difíceis. Lembro-me de ter contado no livro Em busca de Deus que eu me sentava na grama do Parque Nokomis tão desanimado que nem conseguia lembrar o nome dos meus filhos. Mas, no domingo de manhã, já conseguia amar aquilo que dizia — e dizê-lo. Então, Deus simplesmente tem sido muito bom para mim nos ciclos das minhas lutas.

Meios Ordinários

Se um pastor não está sentindo alegria em Deus, não está se deleitando em seu preparo de sermão, suas palavras são: “Persiste. Continue lutando com o texto. Não desista.”?

Sim. Claro, há mais coisas que você pode fazer. Há pelo menos quinze coisas que eu poderia mencionar. Talvez ele precise levantar da mesa, fechar os livros e fazer uma longa caminhada à beira de um lago. Talvez seja isso que ele precise fazer nessa situação. Talvez ele precise pegar o telefone e pedir perdão por um pecado que cometeu, talvez ter uma boa noite de sono ou uma série de outras coisas.

Se eu fosse um conselheiro espiritual de algum pastor ferido, eu não diria apenas: “Leia mais a sua Bíblia. Mantenha o rosto no livro”. Eu procuraria sondar a vida deste homem, enxergando-o como corpo, alma e espírito, e tentaria discernir todos os fatores que estariam fazendo com que ele ficasse deprimido ou desanimado.

Créditos

Tradução: Tayllon Carvalho

Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.

P.S.: Deseja nos ajudar/servir em algum dos nossos projetos? Entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM. Ficaremos felizes em falar com você 🙂

Para mais episódios do Pergunte ao Pastor John Piper, acesse: Episódios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *