Jan Hus

Jan Hus

O ganso

Em 17 de dezembro de 1999, o Papa emitiu o equivalente cerimonial de um pedido de desculpas moderno: “Nossa culpa”.

João Paulo II dirigiu-se a uma multidão na República Checa, expressando “profundo pesar pela morte cruel” infligida ao herói deles. “Profundos pesares” eram o mínimo que a Igreja Católica poderia oferecer.

Selado com Sangue

Atraído ao conselho de Constança sob a promessa de segurança, Jan Hus(1369–1415) foi imediatamente jogado na prisão por seis meses, recebeu um julgamento falso e foi obrigado a se retratar – o que ele recusou. Em julho de 1415, ele foi despido, decorado com um chapéu de burro pintado com demônios e rotulado “Arqui-Herege” – tudo enquanto ele orava pelos seus inimigos.

Eles então o conduziram por uma pilha de seus livros em chamas o acorrentaram à estaca. Em resposta a ser acorrentado como um cão, ele disse, “Meu Senhor Jesus Cristo foi preso com uma corrente mais dura que essa por minha causa, então porque eu deveria ter vergonha dessa corrente enferrujada?” Disseram-lhe mais uma vez para se retratar, mas ele recusou, proclamando: “O que ensinei com meus lábios agora vou selar com meu sangue”. E foi o que ele fez.

Enquanto as chamas se elevavam, ele cantou. O secretário do conselho pronunciou, “Ó Judas amaldiçoado, porque você abandonou os caminhos de paz e se aconselhou com os judeus, nós tiramos de ti o cálice de redenção”. Felizmente, a Igreja Católica não tinha autoridade para tomar tal cálice da redenção.

Após sua morte, a indignação tomou conta da Boêmia. Em seu nome, os seguidores se revoltaram contra Roma em protestos violentos que duraram mais de uma década. Jan Hus era um pregador, uma figura política, um profeta, um proto-reformador e um mártir da primeira categoria.

Bulldog de Wycliffe

Por volta de 1369, um ganso nasceu em Gooseland (Terra dos gansos). Jan Hus (tcheco para ganso) nasceu em Hussinec (tcheco para cidade dos gansos), no Reino da Boêmia. Nascido em uma família pobre, o ganso deixou o bando para o sacerdócio em busca de uma vida melhor e prestígio. Ele se tornou um pregador renomado na Bethlehem Chapel, mas passou grande parte do tempo servindo na academia como um reitor da faculdade de filosofia de Praga. Vivendo numa época de agitação social entre falantes de alemão e cidadãos checos, Hus tornou-se uma figura chave para o nacionalismo checo.

Hus viveu numa época em que a imoralidade infectou o sacerdócio da Igreja Católica. Ele logo começou a pregar “sermões violentos” contra a iniquidade desenfreada do clero até que o denunciaram ao arcebispo e o proibiram de pregar. Enquanto Hus lia as Escrituras e observava os papas de sua época abusarem de seu poder, ele concluiu que a autoridade papal não era definitiva. Ele precisava de uma fundação mais robusta do que a que foi construída a partir de palha e graveto da opinião dos homens – não importa o quão conceituados esses homens fossem. Ele construiu sua vida e ministério sobre a palavra de Deus.

“Você pode queimar o ganso, mas daqui a cem anos surgirá um cisne cujo canto você não será capaz de silenciar”

Seus pontos de vista sobre a autoridade final das Escrituras foram incendiados quando ele começou a ler as obras condenadas de John Wycliffe. Wycliffe encontrou um discípulo leal em Hus. Jan defendeu seus trabalhos com tanta firmeza que um historiador o chamou de “Buldogue de Wycliffe” (The Unquenchable Flame, 30). Ele argumentou firmemente contra as indulgências, defendeu que tanto o pão e vinho fossem servidos na comunhão da ceia e pregou na língua comum (em oposição ao latim não traduzido da época).

Embora ainda de acordo com a Igreja Católica em assuntos como a missa, sua fidelidade aos ensinamentos de Wycliffe o levou a ser excomungado, julgado por heresia e queimado vivo.

Os gansos não são silenciosos

Depois que Hus foi finalmente condenado à morte, ele proclamou: “Você pode queimar o ganso, mas daqui a cem anos surgirá um cisne cujo canto você não será capaz de silenciar”. Exatamente 102 anos depois, um monge enérgico pregou noventa e cinco teses na porta de Wittenberg.

Ele também, vendo a discrepância entre a doutrina Romana e as Escrituras, procurou reformar a Igreja Católica. Ele também foi impelido a desafiar o papa. E ele também foi condenado como herege. Durante o Debate de Leipzig, Lutero foi depreciativamente condenado como um “hussita (Seguidor de Jan Hus)”. Ele rejeitou o título no momento, mas tirando tempo para ler suas obras durante um intervalo, voltou e elogiou o ensino do condenado Hus. Lutero foi o “cisne” de Hus, e mais tarde assumiria essa associação. Ele é frequentemente pintado com cisnes até hoje.

O ganso, um precursor proeminente dos Reformadores, manteve-se firme e foi martirizado. O Cisne seguiu o Ganso, e Roma ainda não o silenciou.

Créditos

Tradução: Tayllon Carvalho

Revisão: Francisca Maria

Edição: Fabiana Lima

Colaborador(es): Francisco Alan Gonçalves (Revisão);

Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização da mesma.

PS: Caso você também deseje nos ajudar em algum dos nossos projetos (Blog, Youtube, Podcast, Editora, financeiramente, incentivando-nos), entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM.

Para as outras biografias da Reforma que fizemos, acesse: Biografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *