
Pastor John, tenho uma pergunta sobre liderança para você, algo muito fundamental. De um modo geral, como você define liderança? Como é uma liderança piedosa? O que visa alcançar?
Eu definiria liderança como agir e falar de modo a criar seguidores em direção a um alvo. Essa seria a maneira mais genérica que eu poderia pensar de explicar, o que, claro, é algo moralmente neutro. Eu não disse nada sobre o que a torna cristã ou piedosa, mas esse seria o conceito, independente de onde seja. Trata-se, essencialmente, disso.
Liderança distintamente cristã
Então, o que torna isso Cristão, piedoso ou bíblico é, primeiramente, que o objetivo é definido pelas escrituras. Você quer levar as pessoas, movê-las em direção à piedade, adoração, honra a Jesus e amor às pessoas.
Em segundo lugar, o que torna cristão é o fato de você se importar para que os seguidores que você deseja alcançar sejam de todos os povos, línguas, tribos e nações. Em outras palavras, você não age com preconceito, não quer apenas que os que são realmente legais para o seguirem. Seria uma liderança ímpia se você dissesse: “Eu quero guiar pessoas, mas as únicas que eu quero são tão ricas, famosas ou tão legais que que melhorem minha imagem aos olhos dos outros”. Você não tem essa atitude de forma alguma. Você quer todo tipo de pessoas te sigam sem esse tipo de parcialidade preconceituosa.
A terceira coisa seria que as coisas que você faz terão um certo aroma/tempero se estiverem sendo guiados pelas escrituras. Jesus disse que todas as nações estão tentando fazer com que as pessoas se curvem à sua autoridade e se rendam a elas, e você não deve ser assim. Pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros (Mt 10: 43-45).
Portanto, essa liderança terá uma característica de servo e de humildade. Será uma tentativa de se abaixar diante das pessoas a fim de erguê-las para algo bom como seu servo ao invés de dominá-las, oprimí-las, manipulá-las e usá-las para realizar seu fim pessoal.
Essas são as três coisas. O objetivo, a amplitude dos seguidores, a humildade e o caráter de servo ao agir torna essa definição em cristã, ao expressá-las de acordo com a bíblia.
Curvando-se para Erguer
Parece que, na nossa cultura, existe uma certa animosidade contra a liderança, porque ela costuma ser vista como algo movido por agendas próprias. Mas a natureza doadora da liderança parece ser um elemento essencial. O que você pensa sobre isso?
“Liderança cristã é agir e falar de modo a criar seguidores em direção a um alvo, ao expressá-las de acordo coma Bíblia.”
Sim, sim, totalmente. Concordo Plenamente. Por exemplo: Quando tentamos levar pessoas a se engajarem mais ativamente na prática do movimento pró-vida, ficou claro que, quanto mais humildes, mais prontos a sofrer, mais atenciosos, mais empáticos e mais autênticos essas lideranças eram, mais dispostas as pessoas estavam em segui-las. Mas, se fossem ríspidas, impositivas e agressivas, as pessoas diziam: “Não quero ter nada a ver com isso”.
Então, penso que Jesus ditou para nós não apenas o que honra a Deus, mas o que é eficaz quando as pessoas estão procurando uma liderança realmente autêntica. Eles não estão à procura de pessoas que estão em um percurso do ego, que querem ter um grande número de seguidores porque isso mantém seu ego satisfeito. Eles estão à procura de pessoas que tenham sido satisfeitas por Jesus. Ele é Sua identidade, e eles querem que os outros se deleitem n’Ele também.
E, para esse fim, eles estão dispostos a se curvar. Eles estão dispostos a serem pacientes. Eles estão dispostos a esperar. Eles estão dispostos a servir. E as pessoas podem sentir isso, esse cheiro, e realmente amam isso. Elas estão prontas, eu penso, a seguir alguém assim.
Créditos
Tradução: Tayllon Carvalho
Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.
P.S.: Deseja nos ajudar/servir em algum dos nossos projetos? Entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM. Ficaremos felizes em falar com você 🙂
Para mais episódios do Pergunte ao Pastor John Piper, acesse: Episódios