Os missionários devem mentir para entrar em países fechados?

Como missionários podem Adentrar em Países fechados?

Pastor John, temos recebido um número crescente de perguntas vindas de missionários. Esta é de Brent, na China. Ele pergunta: “Um missionário pode mentir para exercer o ministério em um país fechado ou perseguido? Por exemplo, ele pode assinar uma declaração dizendo que concorda em obedecer às leis daquele país quando, na verdade, planeja violar algumas delas, particularmente as religiosas?

O que você diria a ele, Pastor John Piper?

Não faça isso!

Eu diria que não. Não acho que se deva mentir para entrar em um país, especialmente em algo tão flagrante quanto assinar uma declaração dizendo que você pretende fazer o que não pretende. A razão pela qual digo isso é porque esse tipo de distorção da realidade e manipulação dos fatos minará o seu testemunho, enfraquecerá a sua coragem, prejudicará o Senhor da Verdade a quem você serve e provavelmente sairá pela culatra de forma profunda.

Quando dizer a verdade não significa dizer tudo

No entanto, — e esta parte é menos clara — há outros aspectos relacionados a maneira como você descreve o que está fazendo em um país. Os incrédulos não conseguem compreender totalmente evangelho da graça, o real motivo pelo qual você está ali. Assim, haverá coisas que você dirá que eles não serão capazes de compreender.

De certa forma, você não está comunicando toda a verdade porque eles não conseguem compreender que tudo isso é verdade. Se você disser: “Estou aqui para abençoar seu povo, amá-los e fazer o bem”, isso engloba tanto aspectos físicos quanto espirituais. Talvez eles não entendam a totalidade disso, mas não creio que seria errado dizer algo assim.

Integridade missionária não é ingenuidade

Não quero ser ingênuo quanto às nuances do que precisa ser dito por missionários. São verdades, mas que não capazes de comunicar toda a profundidade para um descrente que nem mesmo saberia do que estamos falando se usássemos palavras diferentes sobre salvação, pois são incapazes de compreendê-la.

Créditos

Tradução: Tayllon Carvalho

Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.

P.S.: Deseja nos ajudar/servir em algum dos nossos projetos? Entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM. Ficaremos felizes em falar com você 🙂

Para mais episódios do Pergunte ao Pastor John Piper, acesse: Episódios