
Por que Jesus não está produzindo mais frutos em mim?
Pastor John Piper, ao buscar a alegria diária em Deus, quão importante é a habitação permanente e interior do Espírito Santo em mim?
Se essa habitação é importante, como explicar minha experiência pessoal oscilante de alegria em Deus se a fonte da minha alegria pessoal — o Espírito Santo — é constante e pessoalmente presente em mim o tempo todo?
Essa é uma pergunta muito boa, porque suas premissas estão corretas. Temos o Espírito Santo, que é Deus e soberano. Então, por que Ele não está produzindo seus frutos em mim tão plenamente quanto poderia? E um desses frutos é a alegria (Gálatas 5:22). Essa é uma pergunta muito, muito boa.
Gradações da presença e do controle do Espírito
Se você for ao livro de Efésios, há indícios de que o Espírito Santo, na verdade, não nos governa dessa maneira . Efésios 5:18 diz: “deixem-se encher do Espírito”. Isso indica claramente que há gradações de plenitude, o que significa, penso eu, gradações do controle do Espírito Santo. Ou seja, Ele permite ser mais ou menos resistido.
É dito em Efésios 4:30, “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus”. Assim, o Espírito Santo permite que certas atitudes nossas O entristeçam. Isso não significa que Ele deixou de ser Deus ou que perdeu o poder de nos santificar, mas que Ele tem razões soberanas para permitir ser entristecido por nós.
Olhos do coração embotados e a obra do Espírito
Em Efésios 1:17–19 — é impressionante quantas dessas passagens estão em Efésios — Paulo ora pelos santos para que “Ele ilumine os olhos do coração de vocês”, “para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês” e “qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós”.
Por que ele oraria por isso? Porque nossos olhos perdem o brilho. E, se os olhos do coração ficam assim, nossos afetos também. O Espírito Santo responde a isso abrindo os olhos do nosso coração. Isso significa que Ele poderia mantê-los sempre abertos, mas tem suas razões para permitir essas estações de embotamento.
Deus obtém mais glória quando os cristãos lutam contra seu próprio pecado do que se fôssemos transformados instantaneamente.
A oração de Paulo: habitar de forma manifesta
A mesma coisa acontece em Efésios 3:16–17, Paulo ora: “Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor”.
Isso é algo estranho para orar por um cristão, não é? Todos nós temos Cristo conosco, o Espírito habitando em nós. Ainda assim, Paulo ora para que Cristo habite. Penso que isso significa uma oração para que Cristo habite de forma manifesta, poderosamente.
Presença contínua, manifestação variável
Tudo isso simplesmente mostra que tanto o Espírito Santo quanto o Cristo que habita em nós estão sempre presentes para o crente. Eles não vêm e vão, mas estão presentes em diferentes níveis de poder, manifestação e controle.
Por que Deus não nos leva direto à perfeição?
Se você me perguntar: “Por que Ele simplesmente não nos leva direto para lá?”, eu diria que é pelo mesmo motivo pelo qual Ele ainda não derrotou completamente o diabo — algo que Ele poderia fazer ainda hoje. Ele poderia acabar com a existência do diabo por completo. Ele poderia mudar totalmente a história. Ele poderia trazer o Reino em sua plenitude.
Mas, em vez disso, Ele trabalha progressivamente conosco, porque, evidentemente, Deus obtém mais glória quando os cristãos lutam contra seu próprio pecado do que se fôssemos transformados em um instante.
Créditos
Tradução: Tayllon Carvalho
Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.
P.S.: Deseja nos ajudar/servir em algum dos nossos projetos? Entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM. Ficaremos felizes em falar com você 🙂
Para mais episódios do Pergunte ao Pastor John Piper, acesse: Episódios


