Subconsciente moldado pelo Espírito?

Subconsciente moldado pelo Espírito?
Pergunte ao Pastor John Piper #26

Temos cerca de meia dúzia de e-mails de ouvintes fazendo uma pergunta muito parecida: Devemos sempre encerrar nossa leitura da Bíblia com um princípio de vida ou um ponto específico de aplicação?

Boa pergunta, eu tenho uma opinião bem forte sobre isso. A resposta é não. Aqui está o porquê: Eu diria que provavelmente 99% de nossas vidas são vividas sem uma reflexão imediata sobre um princípio de vida. Apenas agimos. Se você pensar no seu dia, talvez haja centenas de grandes decisões feitas. E por “grande” quero dizer “consciente”.

Agora, por exemplo, eu estou apenas falando com você, escolhendo palavras. Antes de cada palavra, não estou parando e dizendo: “Bom, que principio vai conduzir essa palavra? Essa sentença?” Eles estão simplesmente fluindo de mim.

Bem, isso é assustador. Não é? A maioria das nossas vidas é vivida espontaneamente, não após 10 segundos de reflexão sobre um princípio bíblico. Então, de onde eles vêm? Vêm de ser um tipo de pessoa.

E isso levanta a questão: como você se torna uma árvore boa, que dá bons frutos espontaneamente em vez de uma ruim que dá frutos ruins espontaneamente?

A resposta é: Mergulhe nas escrituras. Deixe que sua visão e paladar por Jesus e seus caminhos na Bíblia o afeiçoem e moldem sua alma. Deixe sua alma marinar nos temperos da graça até que se torne macia, maleável e sensível ao guiar do Espírito Santo. De modo que, espontaneamente, responda.

Leitura da Bíblia para um coração encantado

Jesus disse que seremos chamados a prestar contas de cada palavra inútil que falarmos. Agora, palavras inúteis são ditas antes que você tenha a chance de pensar em qualquer princípio bíblico recebido pelo seu texto de manhã. Então, penso que as pessoas que estão empenhadas em tentar obter três princípios e conscientemente segui-los durante o dia estão tentando fazer algo impossível que nunca fomos projetados para fazer.

Uma vida piedosa brota de um coração simplesmente encantado com a graça — Então vá a Bíblia para ficar maravilhado.”

Eu colocaria assim. Uma vida piedosa brota de um coração simplesmente encantado com a graça — “Maravilhosa Graça! Quão doce o som que salvou um miserável como eu“. Então vamos à Bíblia para ficarmos maravilhados. Vamos à Bíblia para nos encantemos com Deus, com Cristo, com a cruz, com a graça e com o evangelho. Quando somos tomados de espanto, maravilha e humildade, saímos dos nossos estudos e devoções com um espírito e aroma que nos torna pessoas melhores à mesa da cozinha e quando vamos trabalhar.

Tudo isso apenas para dizer que não me oponho a princípios. Por favor, escrevo livros tentando fazer coisas que sejam úteis para meditação Mas essa é a chave: meditar na verdade molda a alma. 2 Coríntios 3:18 diz que nos tornamos o que contemplamos. Portanto, meu objetivo ao ler a Bíblia é principalmente me tornar um tipo de pessoa. Não amontoe uma longa lista.

Buscando um subconsciente moldado pelo espírito

Pastor John, você acha apropriaado falar de subconsciente aqui? É correto dizer que vivemos a vida cristã através de um subconsciente instruído e cheio do Espírito?

Sempre que oro, estou suplicando a Deus: “Trabalha mais fundo do que consigo perceber em minhas auto-análises atuais”.


Sim. Isso é basicamente o que eu estava tentando dizer. A maior parte da nossa vida é vivida a partir de recursos que não são meditados na nossa mente neste tempo presente. Nossas palavras vêm de dentro — “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa” (Mateus 15:18), e a maior parte desse coração é inconsciente ou subconsciente e é moldada dia a dia pelo que absorvemos. É moldada pelo que fazemos com os nossos olhos no computador e especialmente pelo que fazemos com as nossas Bíblias e oração.

Sempre que oro, estou suplicando a Deus: “Trabalhe mais fundo do que consigo perceber em minhas auto-análises agora. Pegue seu bisturi e não lide apenas com os pecados que conheço — Seja um cirurgião.” Os cirurgiões te colocam para dormir, vão a lugares do seu corpo sobre os quais você não sabe nada e operam você. É isso que Deus tem que fazer conosco. Então, sim, penso que o subconsciente está sendo trabalhado pelo Espírito Santo o tempo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *