
Depois que você escreve um livro, e ele é publicado, o que segue é um período de viagens. Você é convidado para falar em igrejas e conferências sobre o assunto do seu novo livro. Geralmente é assim que funciona. Eu escrevi um pequeno livro sobre a vida dentro da nossa cultura de mídia. É chamado de Guerra dos Espetáculos: o Cristão na era da mídia. Uma vez que o livro foi lançado, eu tenho sido perguntado sobre esse ponto, para explicar o que significa viver a vida cristã nessa era de vídeos virais, jogos viciantes, filmes de grande sucesso e feeds intermináveis nas novas redes sociais.
E enquanto eu estava trabalhando para organizar meus pontos para uma mensagem, eu voltei várias e várias vezes ao que se tornou o versículo mais importante em toda a bíblia sobre o porquê temos atenção. Porque Deus nos fez com foco nas coisas? Porque temos um desejo pela mídia? Porque somos as únicas criaturas que podem estar grudadas em uma tela o dia todo?
A resposta está em Hebreus 2:1, um verso que segue logo após Hebreus 1, um capítulo inteiro cheio da supremacia de Cristo. Seguindo esse capítulo da supremacia de Cristo vem o primeiro verso do capítulo 2, que diz, “Portanto” — à luz de tudo que Cristo é por nós no capítulo 1 — “precisamos prestar muita atenção às verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas.” É um texto inacreditável, relevante e importante para nós dentro da “Economia de Atenção”, como agora é chamada.
Bem, meu amigo Dan aqui do Desiring God estava ouvindo no arquivo de sermões do John Piper, e ele recentemente me enviou um Sermão de Hebreus 2:1 do Pastor John Piper — um sermão que eu não tinha ouvido até recentemente. E eis que em seus sermões, ele conecta Hebreus 2:1 a nossa dieta de mídias digitais. Aqui está, Pastor John.
Isso é uma coisa extraordinária pra mim que no capítulo 1 de Hebreus não haja nenhum comando para nós. Não encontramos nada para fazer no capítulo 1. Ele é todo para celebração e declaração desse efeito:
“Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo.” (Hebreus 1:1-2).
E então, o resto do capítulo descreve o filho. Ele é o herdeiro de todas as coisas (verso 2). Ele defende o universo com a palavra do seu poder (verso 3). Ele criou todas as coisas (verso 2). Ele é o esplendor da glória de Deus (verso 3). Ele é a exata expressão da natureza do Pai (verso 3). Ele fez a purificação pelos pecados (verso 3). Ele sentou-se à direita da Majestade (verso 3). Ele é sobre todos os anjos, dispensando-os para fazer seus favores entre os santos (verso 4, 7, 14). Ele é adorado por tudo no universo, exceto por seu Pai (verso 6). Ele é Deus (verso 8-12).
Esse é o capítulo 1. Sem ordenanças, sem deveres – apenas verdades. Apenas uma exaltação de Cristo como a revelação final de Deus e palavra definitiva, Jesus Cristo.
Palavra Final
Você se lembra, algumas semanas atrás, quando eu chamei de palavra final e decisiva — porque foi dito, “nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” e que o motivo pelo qual são os últimos dias é porque não há terceiro capítulo da revelação. Você tem um período da revelação do Antigo testamento, você tem Cristo nos últimos dias, e então a eternidade e a glória. Não há uma terceira era pela qual Deus faz coisas novas além de Jesus ao falar ao mundo. Isso não significa que, depois de Jesus, Deus não possa se comunicar conosco. Isso significa que toda sua comunicação flui de Jesus, é apontada para Jesus, é mediada e provada por Jesus, orientada em torno de Jesus. Jesus é a palavra definitiva de Deus ao mundo. É a última palavra que ele tem a dizer.
“Toda a comunicação de Deus flui de Jesus, é apontada para Jesus, é mediada e provada por Jesus, orientada em torno de Jesus.”
Você consegue ver a ligação lógica entre o capítulo 1, a revelação definitiva e final de Deus ao mundo em Jesus, e o primeiro mandamento do livro, “Precisamos prestar muita atenção (ou fique atento, ou note)as verdades que temos ouvido”? A ligação lógica é “portanto”. Todo o capítulo 1 é designado para dar o apoio necessário à primeira ordenança do capítulo 2 – a saber, “ouça”. Tudo que ele disse no capítulo 1 foi para dizer, “Acorde! Ouça. Não se afaste — ouça! Fique atento. Olhe! Mire isso!” Isso é o porquê dessa pequena conexão frasal estar ali. “Portanto” — Isto é, por causa de tudo que você tem visto no capítulo 1 — “precisamos prestar muita atenção às verdades que temos ouvido” (Hebreus 2:1).
Então, se você resumir todo o capítulo 1 e o primeiro verso do capítulo 2 em uma simples sentença, ficará assim: “Uma vez que Deus falou nestes últimos dias pelo filho, então, nós precisamos prestar muita atenção ao que temos ouvido”. A dignidade, a majestade, a glória da palavra falada — a saber, Jesus — aumenta o senso de seriedade da ordenança. Ouça-o. Ouça o que Ele tem a dizer.
O que você está escutando?
Agora, pode parecer estranho para você – eu não sei onde você está ouvindo Jesus — que tanto peso esteja sendo colocado em um simples mandamento, “Dê atenção a Jesus. Ouça Jesus. Preste atenção ao que você tem ouvido dessa final e definitiva palavra que Deus falou em Jesus”. Mas isso não é surpresa para mim, porque sei da minha inclinação para não ouvir.
Deixe-me perguntar isso a você: o que você está ouvindo? Todo mundo está ouvindo. Até surdos ouvem alguma coisa. Todo mundo está ouvindo algo. Se você quer ouvir um grupo de música, você toma a devida atitude: Você procura ter um aparelho de som no carro, e um pendrive com músicas. Se você quer ouvir as notícias, você toma as devidas medidas: você procura ter um rádio na cozinha ou procura deixar a tv ligada certo horário à noite. Você toma providências, faz provisão para poder ouvir aquilo que você quer ouvir. Se você quer ouvir a última história contada por John Grisham — eu pensei nisso porque eu caminhei pelo aeroporto de Londres Gatwick, e na livraria do aeroporto havia paredes com os romances do Grisham com uma grande placa que dizia, “O autor mais popular do mundo”. Então, eu vi outra pessoa com o romance dele no avião (parecia) — você toma providências para comprá-lo.
Ouça. Por favor, ouça Jesus. Não se afaste.
Se você ouvir, você compra, você se move, você consegue, você se posiciona, você toma medidas, você intervém para que você possa ouvir — se você quer ouvir. Todo mundo ouve algo. E eu estou perguntando a você, o que você está ouvindo? Se você quer ouvir um missionário que está em um lugar difícil— como Libéria, Serra Leoa, Zaire ou Congo — , você compra um computador, envia um email e faz o download de algumas horas para ter certeza que não vai perder mais do que algumas horas valiosas. Você age. Se você quer ouvir, você toma uma medida e ouve. Todo mundo está ouvindo. E eu pergunto, o que você está ouvindo? O que você está ouvindo?
Um comando Leve e fácil
O primeiro comando do livro de Hebreus é “Ouça”. Ouça. Por favor, ouça Jesus. Não se afaste. Não ligue o rádio tão alto. Não ligue a TV por tanto tempo. Não leia o romance tão persistente a ponto de você não sintonizar de novo e de novo para ver, atentar e ouvir Jesus. Isso é o que ele está suplicando e o que eu estou fazendo essa manhã. Todo o primeiro capítulo foi escrito sem nenhum comando em mente para deixar esse comando leve e fácil. Isso não é difícil, pessoal. Ouvir é fácil. É por isso que nós fazemos isso o dia todo. É fácil. Ter o carro desligado do carro é mais difícil do que tê-lo ligado. Faça o teste. Ouvir é fácil.
Deus não é malvado. Deus gastou catorze versos na espetacular supremacia de sua palavra final, Jesus Cristo, sobre todos os anjos, toda televisão, todo rádio, toda novela, todo comércio, todo lazer, toda educação e tudo no universo, para que, quando chegássemos a esse fácil comando, soasse fácil. Somente uma coisa dificulta: Se você não quiser ouvir.
Tradução: Tayllon Carvalho
Revisão: Fabiana Lima
Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e Publicado com autorização da mesma.
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