É Pecado Namorar um Não Cristão?

Pergunte ao Pastor John #175

Um jovem escreveu esta pergunta: “Pastor John, é pecado eu namorar uma mulher não cristã?

Eu pergunto: O que ele acredita que é o pecado? Em outras palavras, se eu estivesse falando com ele aqui – antes de dizer sim ou não – diria: “Diga-me o que você acha que é o pecado”.

“Se você sente uma necessidade de companheirismo que é maior do que sua necessidade sentida por Deus, então você está pecando.”

E aqui está o que eu estaria ouvindo: Em Romanos 3:23 diz “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus“. Portanto, parece que pecar é carecer da glória de Deus. O que isso significa? O que significa “carecer da glória”?

E quanto à palavra υστερεω, significa faltar. Logo, pecar é estar sem a glória de Deus. E faltar em que sentido? Eu não deveria ser tão glorioso quanto Deus é. Bem, faltar no sentido de Romanos 1:23, provavelmente, onde diz que os pecadores “e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens“. Quando eles a trocaram, lhes faltou. Em outras palavras, eles olharam para a glória de Deus, olharam para as imagens – talvez a do espelho – e as escolheram ao invés de Deus. E, assim, ficaram sem Ele.

Considere Seus Desejos

Eu diria que o pecado é uma preferência por qualquer coisa a Deus. E pecados, no plural, são os tipos de atitudes, desejos, ações e palavras que saem de nós quando preferimos outras coisas a Deus – quando Ele não é nosso desejo e tesouro supremos. Então, é isso que eu estaria procurando.

“Se você está em uma trajetória para se apaixonar e se casar com uma mulher que está fora do Senhor, você está em uma trajetória para desobedecer à palavra de Deus.”

Então, vamos falar sobre namoro agora. O que é isso? Namorar é uma expressão de um desejo de que outra pessoa se torne mais preciosa para mim do que Deus? Seria isso? Se for, não me importo se a pessoa é crente ou descrente, cristã ou não cristã.

Você pode namorar um cristão e pecar. Você pode namorar uma pessoa não cristã e pecar, porque suas afeições, seu amor ou sua necessidade por essa pessoa podem refletir que Deus não tem um lugar tão grande, poderoso, satisfatório e belo em sua vida quanto deveria ter.

Se você sente uma necessidade de companheirismo que é maior do que sua necessidade sentida por Deus, então você está pecando. E não importa quem você está levando para sair. Você precisa voltar e encontrar Deus para que Ele seja seu tesouro.

Considere Seu Objetivo

Talvez isso seja mais do que o que estava perguntando, mas aqui está o que ele realmente quer saber, provavelmente. Digamos que eu não tenha esse problema. Não estou desejando outra pessoa mais do que estou desejando a Deus. É pecado ter um encontro com um descrente?

Minha resposta para isso é “Para que serve o encontro? Como você está o tratando?” E você pode dizer: “Bem, não tenho nenhum interesse romântico. Quero testemunhar a graça de Deus a essa descrente comendo pizza na esperança de levá-la a Cristo”. Em outras palavras, isso é apenas puro evangelismo e não romance. E eu diria: “Tudo bem, vá em frente”.

Mas tenha cuidado, porque sempre que um homem e uma mulher passam tempo juntos, pode acontecer mais do que evangelismo mais pessoal e íntimo, especialmente quando vocês estão falando sobre coisas profundas. Eu vi isso acontecer e gostaria de alertar contra isso.

“O casamento não pode ser uma união profunda se duas pessoas têm tesouros supremos diferentes, um Cristo e outro algo na criação.”

Mas e se ele dissesse: “Bem, realmente me sinto atraído por essa pessoa. E namorar para mim é parte do cultivo de um relacionamento romântico que pode levar ao casamento”. Então, eu diria: “Se você está fazendo isso, se você está buscando uma descrente visando despertar, acelerar e aprofundar um relacionamento romântico que pode levar ao casamento, você está comprometendo seu amor por Cristo e indo contra o que a Bíblia diz, fazendo algo errado”.

1 Coríntios 7:39 diz que devemos nos casar “somente no Senhor”. Se você está em uma trajetória para se apaixonar e se casar com uma mulher que está fora do Senhor, você está em uma trajetória para desobedecer à palavra de Deus. E estar em uma trajetória para desobedecer a um texto é desobedecer a um texto.

E 2 Coríntios 6:14: “Não se ponham em jugo desigual com os descrentes”, está ligado a isso no contexto do casamento. Penso que o motivo é que o casamento é uma união do tipo mais profundo. Trata-se de uma união de alma, bem como uma união de corpo.

O casamento não pode ser uma união profunda se duas pessoas têm tesouros supremos diferentes, um, Cristo; outro, algo na criação. Há uma profunda desunião, desde o início.

Portanto, creio que buscar um namoro, cultivar um relacionamento que levaria a um casamento proibido, é proibido.

Créditos

Tradução: Kennedy Souza

Colaborador(es): Kéren Hapulque (Revisão)

Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização da mesma.

PS: Caso você também deseje nos ajudar em algum dos nossos projetos (Blog, Youtube, Podcast, Editora, financeiramente, incentivando-nos), entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM.

Para mais artigos do Autor, acesse: John Piper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *