
Conheci um homem, que viria a se tornar meu sogro, quando eu comecei a namorar sua linda e piedosa filha. Isso foi metade da vida dele atrás e dois terços da minha. Não demorou muito para que eu o avaliasse; Glenn era um homem de integridade imensa e cristalina.
Sua reputação o precedia. Ele era conhecido na nossa igreja como um homem que amava Jesus, sua esposa e suas duas filhas. Ele também era visto e respeitado como um líder.
Mas quando sua linda e piedosa filha me colocou em uma proximidade privilegiada com ele, descobri como ele realmente era: ele superou sua reputação. E agora, depois de quarenta anos de experiência em primeira mão, posso dizer honestamente que meu respeito por esse homem só aumentou.
Se eu tivesse que resumir o caráter do meu sogro em uma única palavra (o que na realidade não lhe faz justiça), eu escolheria a palavra fiel. Glenn é um homem fiel, o que significa que ele é leal à sua palavra. O que também significa que ele é um homem raro neste mundo caído.
Raro como ouro
O sábio escritor inspirado pelo Espírito foi tristemente certeiro quando escreveu estas palavras:
Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará? (Provérbios 20:6 ARC)
O autor está se referindo ao tipo de homem que demonstra uma consistência completa entre suas palavras e obras, entre o que ele professa acreditar e como ele se comporta, entre o que ele promete e o que ele faz.
É assim que todo homem quer pensar de si mesmo — ou pelo menos quer que os outros o vejam assim. Mas a verdade é que poucos homens são essencial e consistentemente fiéis.
Meu sogro é um desses homens excepcionais. Como o ouro, ele é um achado raro. Na verdade, a sua fidelidade é de um tipo raro, que excede a variedade da graça comum. Sua fidelidade é um desenvolvimento sobrenatural de sua união pela fé com Jesus, seu Senhor. Sua fidelidade é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
E um dos grandes benefícios que eu já recebi por estar em uma proximidade privilegiada com um homem assim é testemunhar a aparência desse fruto depois de uma vida inteira de fidelidade.
O presente que tem garantia
Um desses frutos é que meu sogro é um homem que pode lhe dar garantia. Para que isso não soe estranho/engraçado em vez de honroso, aqui está o que quero dizer: Glenn é um homem em cuja palavra você pode confiar. Como eu explico em “Fiel à Sua Palavra”,
Nas Escrituras, quando uma pessoa é descrita como “fiel”, quase nunca se refere a quanta fé essa pessoa possui, mas a quanta fé os outros podem colocar nessa pessoa — o quanto os outros podem confiar nela para cumprir o que ela promete. Uma pessoa fiel honra, valoriza, preserva e guarda a fé daqueles que confiam nele. (12)
“Há poucos presentes que um homem pode nos dar que sejam mais preciosos do que o presente de podermos contar com sua confiabilidade.”
Há poucos presentes que um homem pode nos dar que sejam mais preciosos do que o presente de podermos contar com sua confiabilidade. Podemos ser tentados a dizer que o amor é mais precioso, mas, no fundo, a fidelidade é uma expressão inerente de amor (veja 1 Coríntios 13:7–8). É o amor de uma pessoa que honra, valoriza, preserva e guarda a fé daqueles que confiam nele. Este é um amor divino, uma vez que as Escrituras repetidamente descrevem Deus como mostrando “amor e fidelidade” inabaláveis ao seu povo (Salmos 25:10 NVI).
Esse é o presente que meu sogro tem dado à esposa, às filhas, a nós, que nos tornamos parte de sua família, seus amigos, aos membros da igreja, vizinhos e às inúmeras pessoas para quem e com quem trabalhou durante sua vida profissional: o presente de contar com sua confiabilidade.
Quem poderia colocar um preço nisso?
O que um homem fiel constrói
É quase poético que meu sogro gastou sua vida profissional em construção, porque o que ele edificou com seu caráter confiável é forte, durável e belo, assim como o que ele construiu com suas mãos habilidosas.
Vejo isso em seu casamento. Seu amor e fidelidade inabaláveis à bela e piedosa esposa de sua juventude tem mostrado que, por 57 anos (e contando), Lois tem sido capaz de cumprir os votos que Glenn fez a ela diante de Deus sem medo de que o chão da sua fidelidade desabassem sob seus pés.
Percebo isso em sua família. Como cada pai e avô, ele recebe sua cota de provações e sofre a indignidade de precisar ter ensinado sobre a cultura pop e as novas tecnologias. Mas ele tem o respeito amoroso de suas filhas, seus genros e seus netos, porque todos eles foram os beneficiários de seu amor e fidelidade inabaláveis. Todos confiam nele. Isso talvez fique mais evidente quando algum deles traz à tona um erro ou pecado; fazem isso porque sabem que ele é digno de confiança para recebê-los com graça.
Observo isso na igreja onde ele tem sido um membro fiel e envolvido por mais de quarenta anos. Ele ainda é conhecido como um homem que ama profundamente Jesus, sua esposa, sua família e sua igreja. E ele ainda é respeitado como líder, não apenas pelo que faz, mas por quem é. Os líderes e os neófitos o procuram porque Ele realmente se importa, os ouve, os serve, os encoraja e ora por eles – em outras palavras, Ele estende a eles seu amor e fidelidade inabaláveis. Portanto, confiam nele.
Noto isso em seus vizinhos – ex-vizinhos, devo dizer. No ano passado, depois que minha esposa e eu compramos e nos mudamos para a casa onde Glenn e Lois viveram por 44 anos, pudemos participar de um piquenique de despedida que a vizinhança fez para eles. Oh, como eu queria que você pudesse ter ouvido as histórias. Enquanto escutava, percebi que essas pessoas passaram a ver Glenn como uma espécie de capelão do bairro. Ele não apenas conhecia todo mundo, mas os conhecia pessoalmente. Ele se interessou particularmente por cada um deles, veio em seu auxílio nos momentos de necessidade, ofereceu seu ouvido, seu conselho e suas orações quando eles estavam em dor. Mesmo agora, quando ele vem à casa, seus antigos vizinhos se aproximam para cumprimentá-lo. Isso diz muito, não é?
Meu sogro construiu muitas coisas impressionantes com as mãos durante sua vida. Mas, na minha opinião — e mais importante, na avaliação de Deus — as coisas mais impressionantes que ele construiu foram os relacionamentos de amor e confiança por meio de seu amor e fidelidade inabaláveis.
Colocando Deus nos Holofotes
Como um mestre de obras habilidoso, meu sogro sabe melhor do que a maioria o quão importante é uma fundação para a estrutura que ela sustenta. Então, não é pouca coisa quando digo que o firme fundamento da vida de Glenn, o granito sobre o qual tudo o mais em sua vida é construído, é Deus e tudo o que Deus promete ser para ele em Jesus.
Mas, como um homem que ama a glória de Deus, Glenn não gostaria que essa metáfora fosse mal interpretada. Como diz John Piper,
“Os alicerces são invisíveis e raramente são pensados no dia a dia do lar. Eles não são colocados na mesa e discutidos. São silenciosamente assumidos. Mas Deus não quer apenas ser o fundamento sólido, silencioso e invisível sob as paredes de nossas . . . vidas; Ele também deseja ser a pedra angular visível que adorna o topo e o esplendor da glória que enche a casa para todos verem.”
E Glenn colocou Deus em holofote, tanto em palavras quanto em ações. Deus não tem sido apenas o firme fundamento da vida de Glenn, mas também tem sido visível em todos os níveis no edifício completo de sua vida.
A Honra de uma vida
O apóstolo Paulo nos diz que devemos “pagar a todos o que lhes é devido”, incluindo “respeito a quem é devido respeito [e] honra a quem se deve honra” (Romanos 13:7). Então, é justo que eu pague o que é devido de respeito e honra a esse homem fiel. É uma dívida imensa e alegre de profunda gratidão.
Mas Glenn receberá uma recompensa muito maior de respeito e honra. E virá diretamente da boca do Deus que Glenn ama tão profundamente e proclama tão lindamente. São a suprema riqueza de respeito e honra que Deus concederá a todos os seus filhos fiéis, e isso pagará completamente todas as dívidas pendentes que qualquer um de nós tenha com os outros:
Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor (Mateus 25:21).
Créditos
Tradução: Tayllon Carvalho
Revisão: Kennedy Souza
Edição: Fabiana Lima
Publicado em Inglês no site Desiring God. Traduzido e publicado com autorização.
PS: Caso você também deseje nos ajudar em algum dos nossos projetos (Blog, Youtube, Podcast, Editora, financeiramente, incentivando-nos), entre em contato conosco pelo DIRECT DO INSTAGRAM.
Leia esse artigo sobre “Homem o suficiente para Chorar”